Sites Grátis no Comunidades.net

 Violência urbana



A parábola do barbeiro. 

Um homem foi ao barbeiro cortar o seu cabelo como sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem, eles começaram a falar sobre Deus.

O barbeiro disse:

_Eu não acredito que Deus exista como você diz.

_Porque você diz isso? pregunta o cliente...

- Bem, é muito simples, você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. O...diga-me, por acaso se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas.

O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta, para prevenir uma discussão.

O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu. Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Já parecia que havia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia bem sujo e arrepiado.

Então o cliente voltou para a barbearia e disse:

_Sabe de uma coisa? Barbeiros não existem!

_ Como assim eles não existem? Perguntou o barbeiro.

_ Eu sou um.

_ Não! - o cliente exclamou.

_ Eles não existem, pois se eles existissem não haveria pessoas com barba e cabelos longos.

_ Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é opção.

Exatamente!- afirmou o cliente. É justamente isso. Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, porque é uma opção delas e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo. " Deus não prometeu dias sem dor; risos sem sofrimento; Sol sem chuva; Ele prometeu força para o dia; conforto para as lágrimas e Luz par a caminho. Deus disse:O nome do anjo não tem importância. Tu o chamarás simplesmente de ....amigo"" Deus ama vc, se dê há Ele!

Tipos de violência

 

Violência Física
                   
A violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes.
                   
São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objectos e queimaduras.
                   
A violência física pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito do álcool, ou quando possui uma Embriagues Patológica ou um Transtorno Explosivo.

 

Violência Psicológica
                   
A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
                   
É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida.
                   
Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.

A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.

 

Violência sexual
                   
Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física.
                   
A violência sexual acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor, por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada.

 

Negligência

A negligência é o acto de omissão do responsável pela criança/idoso/outra (pessoa dependente de outrem) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento.
                   
Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves.

 

 

Violência verbal 
                   
A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente é utilizada para oportunar e incomodar a vida das outras pessoas.
                   
Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.